O PALETA ATLÂNTIDA
2017
Nada se faz sozinho. Mas se existe alguma coisa que é melhor fazer com amigos, é o churrasco. E o Paleta Atlântida é o melhor exemplo disso. Estamos chegando na sexta edição do maior churrasco de beira de praia do mundo! Mas o Paleta não chegou até aqui sozinho. Ele era apenas um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira-mar entre os Melnick, Rabin e Kacman. A data estava marcada: 1º de Janeiro de 2017! Mas faltava uma coisa essencial: uma churrasqueira de praia. Foi então que o Mário Pocztaruk se prontificou a emprestar a dele, mas disse que a sua Paleta era a melhor. E foi assim que ele se uniu à turma. O Renato Stifelman, que não perde uma bagunça, ouviu a conversa e se juntou. E o Sebastian Watenberg deixou claro que a carne que sobra, com todo aquele sabor que a proximidade do osso traz, vira carreteiro. E assim aconteceu o primeiro “Paleta”, ainda que esse nome só viesse a surgir depois.
Em 2018, e uma vez que a disputa havia se popularizado entre os amigos, o Juan Carlos Germano da Pauluzzi deu a barbada: churrasco se faz em churrasqueira de tijolos, e assim ele virou o nosso primeiro patrocinador. Porém, montar 20 metros de churrasqueira na beira da praia não era para qualquer um, mas tínhamos o Paulo da Batô conosco, sempre de bom astral. O Paulinho da CP Imóveis nos agraciou com os uniformes e o Jairão, da Kresil entrou no “racha”. Aí o Fábio Hilal nos sugeriu que churrasco fica melhor com música. Pegamos umas caixas de som emprestada do Marcos Beylouni (Marcão) e já tínhamos um show. E nos anos seguintes vieram palcos, painéis de LED... Nesse ano, a competição virou algo sério, e tivemos o nosso primeiro campeão: o Mauro, vizinho do Arte Bela Vista.
2018
2019
A Vivian, primeira vencedora mulher, mostrou que lugar de guria também é no comando da churrasqueira! Diversos amigos e conhecidos viraram apoiadores. A Tramontina, na figura do Grespan, entrou aos 45 minutos do segundo tempo para dar o apoio final e a largada para 2020. E o sempre atento Tulio Milman nos deu aquela forcinha na divulgação do evento. É, estávamos ficando famosos... Mas foi em 2020 que tudo mudou. Viramos gente grande. Foi quando o Fabrício Peruchin nos batizou de “Paleta Atlântida”. O nome pegou em segundos. As celebridades do churrasco apareceram: Marcelo Bolinha, Alecrim na Brasa, Desandou a Maionese, O Luxo do Gaúcho muitos outros. Todos contaram com as churrasqueiras do La Fogatta e a doação de carne de vários frigoríficos. Mais músicos e artistas apareceram, como o Claus e a Vanessa e até o Guri de Uruguaiana. O Luciano Leon tomou a coordenação do evento e o pessoal do Grupo Austral ajudou a produzir. As confrarias se multiplicaram! As casas de carnes também não queriam ficar de fora e fizeram a sua doação. Ficamos com paleta no nome e na competição, mas se via todos os tipos de cortes e carnes.
2020
Em 2019, a turma começou a crescer. Surgiram mais apoiadores e viramos um evento. Teve até banner na beira da praia e drone filmando. Gourmetizaram o troço! A churrasqueira aumentou. Vieram as preocupações ambientais e a ajuda do, sempre bem relacionado, Sessegolo e do Parisotto. O Denis Valente assumiu a liderança do churrasco “Nutella” e a Carol Heckman mostrou que churrasco também pode ser de peixe.
Chegou tanta gente e os questionamento naturais da ordem e da lei quase cancelaram o evento. Mas eis que surgiu o Lucas Eichemberg, que além de assador nos defendeu na justiça e garantiu a brincadeira. E assim foi escrita a nossa história até aqui. E esta narrativa certamente nos trai, porque não podemos citar em poucas linhas todos aqueles que sempre nos ajudaram e que são especiais para nós. E nem podemos citar todas as histórias. Não apenas por uma questão de memória, mas também porque muitas histórias se constroem nos pequenos grupos que compõem esta grande família que é o Paleta. Em 2020, tivemos 15000 pessoas circulando na beira da praia e mais de 2000 assadores, o que nos garantiu o título de maior churrasco do mundo. E ai do Guinness World Records se não aparecer por aqui pra nos dar esse título! Depois de uma pausa em 2021, em razão da pandemia de COVID 19 em 2022 o evento foi fantástico!
2022
Em 2022 tivemos 3000 assadores distribuídos em 1km de churrasqueira, 7 palcos, mais de 50 shows, 50 celebridades, distribuição de 1500 quilos de carnes e 10000 litros de chopp. Tivemos 30 áreas corporativas e muitas outras atrações. Seguindo todas as regras necessárias, e com o apoio do Prefeito Celso, entramos no calendário oficial do Município de Xangri-lá. Que tal participar de tudo isso e nos ajudar a construir o dia mais mágico do verão? Pega teus bagulhos, traz as tuas balacas, ceva esse amargo e vamos acender o fogo juntos, mais uma vez em 2023!