Regulamento
Torneio Profissional - Paleta Atlântida2024
Regras gerais
O torneio profissional acontecerá no dia 25 de janeiro de 2025, na cidade de Xangri-lá-RS, no Brasil, dentro do Paleta Atlântida.
O torneio reunirá trios de vários estados brasileiros e países que prepararão seu prato para um grupo de jurados que experimentará e julgará os assados.
Categorias
Categoria Melhor Paleta Gourmet
Para participar dessa categoria, o assado poderá ser temperado á gosto. O assador define como quer temperar sua carne.
Categoria Melhor Paleta Raíz:
Para participar dessa categoria, o assador só poderá temperar sua carne com sal.
Organização
A organização do Paleta Atlântida está a cargo da empresa Luciano Leon Ltda, detentora da marca com o apoio técnico de Teo Edelstein e Marcelo Bolinha na parte dos julgamentos, ambos conhecidos no meio da carne e churrasco. Eles serão os Capitães Líderes do Torneio, com apoio institucional da Prefeitura Municipal da Xangri-lá. Todas as preparações devem ser produzidas no equipamento fornecido pela organização. O torneio é ancestral, por isso não é possível realizar preparações industrializadas na categoría raíz, e sim na categoría Gourmet.
Calendário do torneio
HORÁRIOS A CONFIRMAR
Participantes
Podem participar todos qual quer trios de amadores ou profissionais nas suas devidas categorias mediante a pré inscrição .
I. Todos os participantes devem ser maiores de idade (18 anos)
II. As equipes podem ser compostas por um mínimo de 2 participantes e um máximo de 3 participantes.
III. A localização das equipes Profissionais será na parte central do lado da estação do Marcelo Bolinha.
IV. A localização das equipes amadoras será indicada de acordo com a compra do seu ticket.
V. As equipes devem trazer: utensílios para manipular o fogo e acender o fogo e qualquer outro instrumento necessário à sua participação. tendas, cadeiras e mesas.
VI. As despesas (condimentos, passagens e hospedagem, etc...) são por conta dos participantes.
VIII. Os participantes devem estar no local da competição até o momento do início da competição.
Estas equipes ao se inscreverem terão direito a um kit.
O kit do assador é composto por: faca Tramontina personalizada, avental personalizado do evento, sacola personalizada do evento.
Inscrição
-
A inscrição das equipes nacionais serão feitas diretamente no app balada app.
-
As equipes de outros países deverão enviar no ato da inscrição uma carta de apresentação da associação nacional a que pertence.
-
Em nenhuma hipótese a inscrição será reembolsada em caso de desistência ou impedimentos; porém, em casos comunicados até 72 horas antes do evento, uma equipe poderá ser substituída por outra para utilizar sua inscrição.
Área de equipamentos
I. Cada equipe terá uma área pré-definida, na competição
II. Todos os equipamentos devem estar contidos neste espaço definido podendo expor seus banners, e material publicitário de seus patrocinadores.
III. Animais de estimação não são permitidos nas cozinhas.
IV. Equipamentos e facas devem ser usados com responsabilidade e segurança.
V. Todos os ingredientes devem ser armazenados e refrigerados de forma adequada.
VI. As equipes devem providenciar recipientes para coleta dos resíduos da operação que devem ser recolhidos e depositados em áreas designadas.
Preparo da comida
Todos os alimentos devem começar crus, e nenhum pré-processamento, pré-tratamento ou preparação pode começar antes do horário estabelecido pela organização, a não ser na categoria Gourmet.
No torneio Amador as equipes poderão escolher a origem da Paleta, poderão fazer um pré-processamento da mesma como marinar e temperar na Categoria Gourmet, porém o processo de assamento deverá ser feito na grande churrasqueira disponibilizada pela organização.
I. Em relação às técnicas utilizadas nos pedaços de carne, é permitido marinar, marinar a seco, marinar líquido, injetar e pintar com molhos feitos na competição durante o cozimento somente na categoria gourmet.
II. Não é permitido cozinhar proteínas em tachos, panelas ou qualquer tipo de recipiente.
III. Não é permitido pré-cozimento antes do torneio.
IV. É permitido o uso de termómetro profissional, para o adequado controle e gerenciamento das temperaturas. Cabe ao participante usá-lo ou não.
V.A paleta entregues para a organização deve estar totalmente cozidas, não sendo permitido o descarte e desperdício de alimentos.
VI. É permitida a utilização de papel metalizado, papel manteiga ou papel de cozinha, desde que não seja apresentado ou colocado na apresentação final do prato/mesa/recipiente. Os ingredientes devem passar pela grelha.
VII. É proibido o uso de gás ou outros combustíveis explosivos.
VIII. Não é permitido o uso de outros tipos de equipamentos para grelhar e assar as paletas.
IX. Itens elétricos como batedeiras, espremedores de suco, processadores de alimentos, lanternas, carregadores elétricos externos, etc. Não são permitidos.
Acompanhamentos e molhos
-
Na competição Profissional não é obrigatório a apresentação de um acompanhamento ou guarnição.
-
Qualquer ingrediente que tenha sido cozido na grelha ou no fogo de lenha ou carvão pode ser considerado uma guarnição/acompanhamento.
-
Dentro da categoria de molhos, são considerados todos os tipos de pebres, relish e chimichurris, que são permitidos e não possuem cozimento.
O molho no conjunto do prato, tábua, e recipiente não pode tocar na proteína, a não ser na categoria gourmet, deve ser colocado de lado ou em um recipiente tipo ramekin.
Alimentos permitidos e proibidos
Para a competição Profissional não serão permitidos proteínas de origem bovina, suína ou de aves.
Degustação pública
I. É importante que as equipes assegurem medidas de segurança sanitária no momento das provas.
II. É responsabilidade de cada equipe garantir porções para julgamento.
III. A degustação ao público será após a apresentação do prato/mesa/recipiente ao júri, não de escolha das equipes. A PALETA tem de chegar a mesa julgadora intacta, sem a retirada de nenhum pedaço. Se chegar a mesa julgadora faltando um pedaço será desclassificada.
Redes sociais
As equipes profissionais e amadoras estão autorizadas a compartilhar fotos ou detalhes de seus pratos nas mídias sociais, etc., durante a realização do julgamento no dia de competição até que o processo de julgamento seja concluído. As publicações devem ter a marcação do perfil oficial do evento: @paletaatlantida
Obrigações da Organização
A organização fornecerá às equipes da competição Profissional e Amadora:
1. Espaço para a preparação do assado;
2. Carvão suficientes para as preparações;
3. Kit;
Para as equipes da competição amadora, a organização fornecerá:
1. Kit.
Para todos os participantes a organização disponibilizará:
1. Ter banheiros, papel higiênico, sabonetes exclusivos para os participantes e jurados.
2. Centro de primeiros socorros.
3. Sinalização do evento.
O concurso terá lugar por toda a extensão da Praia Atlântida no município de Xangri-lá, litoral norte do Rio Grande do Sul.
Informações gerais
-
Todas as equipes são iguais. Uma equipe é aquela que se dedica a cozinhar alimentos em uma grelha, espeto no concurso estilo ancestral. Haverá ranking profissional ou amador; todos serão referidos como uma equipe.
-
A taxa de inscrição é definida pelo organizador do evento e não é reembolsável, a menos que haja circunstancias excepcionais, conforme determinado a critério dos organizadores da competição.
-
Recomenda-se à todas as equipes providenciar os seus containers térmicos.
-
Todos os fogos devem ser cuidadosamente observados durante a competição e extintos com segurança ao final do evento, quando todos os equipamentos devem ser removidos do local. É imprescindível que a limpeza seja completa. Nenhum espaço pode ser deixado desarrumado ou sujo.
-
Lave as mãos antes de tocar nos alimentos e depois de manusear carne crua, o uso de luvas cirúrgicas/manuseio de alimentos é fortemente recomendado.
-
Certifique-se de que todos os utensílios para cozinhar e comer e as superfícies de trabalho estejam limpos antes de usá-los.
-
Descongele completamente a carne antes de cozinhar;
-
Lave bem as saladas e os vegetais crus para remover todos os vestígios de sujeira e quaisquer insetos.
-
Cuidado com a contaminação. Os alimentos crus devem sempre ser mantidos separados dos alimentos cozidos. Mantenha carnes, saladas e outros alimentos perecíveis refrigerados/congelados até que estejam prontos para serem preparados. Não prepare alimentos cozidos com utensílios que tenham tocado em carnes cruas;
-
-
XI. Limpe cuidadosamente todos os utensílios de cozinha e superfícies de trabalho pós cada utilização.
-
XII. Descarte os perecíveis que atingiram a temperatura do ar por mais de 90 minutos.
-
XIII. As sobras devem ser armazenadas em recipientes limpos, cobertos e refrigerados.
-
XIV. Qualquer material residual, como alumínio, vidro, etc. devem ser reciclados sempre que possível.
-
XV. Alvejante puro (cloro) não deve ser usado para fins de saneamento.
Júri
I. Serão montadas quinze áreas de juízes, sendo uma para julgamento exclusivo das equipes profissionais.
II. O julgamento da Competição Profissional será igual a do Amador tradicional bancada de equipe de juízes com 5 juízes e um Capitão.
-
Cada área de juízes terá um Juiz Capitão
-
O número de jurados para a tenda de juízes do torneio de Profissionais será de 10 (dez jurados) divididos em duas mesas.
-
As quinze tendas de julgamento da competição de Amadores terão quinze bancadas com cinco juízes em cada totalizando 90 juízes.
-
A Organização vai promover um workshop dia 22 de janeiro, para instruir os jurados sobre o processo de julgamento, realizado.
-
É obrigação dos júris informar os organizadores caso tenham alergias alimentares. Nenhum júri alérgico ou que tenha restrições culturais ou pessoais ao consumo de carnes poderá julgar no Torneio;
VIII. É obrigação de todos os juízes fazer cumprir todos os pontos mencionados na diretriz de avaliação e zelar pelo cumprimento das regras.
-
Na competição de amadores as equipes deverão acompanhar a pessoa encarregada de conduzir a Equipe até a mesa onde seu prato será julgado.
-
A recusa da equipe amadora em apresentar seu assado na mesa indicada pela organização configura-se como falta grave e resultará na desclassificação da Equipe do torneio.
-
Na competição entre as equipes profissionais, a equipe entregará na área de recepção do assado e será entregue aos juízes com a presença dos competidores.
-
Os juízes de mesa da competição Profissional podem entrar na tenda de avaliação.
-
Um membro do júri pontuará com três casas decimais, a fim de evitar um possível empate.
As funções e atribuições do júri de qualificação consistirão em:
• Ter pleno conhecimento do conteúdo das regras do concurso.
• Atuar com agilidade e critérios técnicos na qualificação dos participantes.
• O veredicto do júri é final.
• Desqualificar participantes que não cumpram o regulamento do concurso.
Desqualificação de um juiz ou membro da administração julgadora
Um juiz, ou um membro da administração julgadora, pode ser desqualificado pelas seguintes violações de regras pelo seu capitão ou Pelo Capitão Líder do Torneio:
I. Descumprimento das instruções emanadas do seu Capitão ou dos principais;
II. Consumir bebida com teor alcoólico antes e durante o processo de julgamento;
-
Tentar influenciar outros juízes em favor de um assado ou outro;
-
Contato direto ou indireto com as equipes durante o processo de avaliação.
VI. Contato direto ou indireto com as equipes através das redes sociais.
VII. Uso de fotos, textos, telefones durante o processo de avaliação.
IX. Aceitar convites ou visitar os locais das equipes durante o período ativo da competição.
A comunicação entre os competidores da equipe e os juízes é proibida durante o horário de julgamento!
As equipes poderão alertar a existência de qualquer movimento estranho realizado pelas equipes concorrentes ou juízes mediante a apresentação de registro de imagem ou som que sustente a acusação. Acusação sem prova é falta grave que pode ser penalizada com desclassificação.
Sanções
Os juízes da competição usarão pontos de penalidade fixos durante o processo de pontuação para as seguintes infrações: Os pontos de penalidade serão deduzidos da pontuação total apenas para essa categoria.
I. Objetos Estranhos – Comestíveis ou Não Comestíveis: (ou seja, palitos de dente, espetos, papel alumínio, "massa", etc. Os cabelos são excluídos, classificados como objetos estranhos).
Penalidade: descontado 1 ponto para cada juiz que a apurou;
II. Marcação ou Escultura: Marcação é definida como qualquer marcação manuscrita ou mecânica no recipiente de entrega que possa identificar o equipamento que está sendo apresentado a qualquer Juiz. Esculpir é definido como esculpir, decorar, formar ou moldar uma entrada que pode identificar a equipe que está apresentando a qualquer juiz. A única identificação no recipiente deve ser o número de identificação emitido dado à equipe no dia do concurso. Penalidade: A equipe perderá 5 pontos em todos os critérios por todos os juízes.
As equipes poderão perder pontos ou serem desclassificadas do evento pelas ações de qualquer um de seus membros ou convidados por infrações relacionadas a:
I. Competindo em mais de uma equipe, qualquer membro de uma equipe, incluindo o capitão, não pode competir em ou com mais de uma equipe durante o período da competição.
Penalidade: perda de cinco pontos
II. Uso de alimentos, ingredientes proibidos. Penalidade: Desqualificação da equipe.
III A venda de bens, produtos alimentares ou equipamentos não é permitida sem a aprovação dos organizadores.
Penalidade: Desqualificação do membro da equipe ou de toda a equipe. O membro ou equipe não pode ser substituído.
IV. Não serão permitidas fontes de aquecimento elétrico para preparo, cozimento ou retenção.
Penalidade: Desqualificação da equipe.
V. Preparação de Alimentos: Alimentos preparados para a competição não podem deixar o local da competição em nenhum momento.
Penalidade: Desqualificação da equipe.
VI. O contato com os juízes durante o tempo de competição não é permitido por redes sociais ou por representação direta ou indireta;
Penalidade: Desqualificação da equipe e/ou do juiz.
VII. Estar sob a influência de álcool (bêbado) e drogas.
Penalidade: Desqualificação da equipe ou do juiz.
IX. Apresentar comportamento agressivo, discriminatório, racista e mau comportamento social.
Penalidade: Desqualificação da equipe ou do juiz.
X. Todos os alimentos devem ser cozinhados crus desde o início da competição.
Penalidade: Desqualificação da equipe.
Durante o evento, a organização poderá aplicar sanções e penalidades às equipes que causar em qualquer desequilibrio ou situações inconvenientes, como embriaguez de seus integrantes, agressão física ou verbal a qualquer outro participante, voluntários, diretores, público em geral ou expositores. A sanção pode ir desde uma simples advertência até a correção imediata da não conformidade ou desclassificação sumária do evento com boletim de ocorrência e pode, a critério da organização, atingir as esferas como registro de boletim de ocorrência perante as autoridades polícia local.
Desempate
Em caso de empate (nota igual à primeira casa decimal), o vencedor é designado pela segunda casa decimal.
Em caso de empate (nota igual à segunda casa decimal), será considerado a pontuação de sabor e garrão estourado.
Critérios de avaliação Amador e Profissional
Os jurados avaliarão os pratos apresentados considerando:
I. Apresentação e cor - peso 10;
II. Textura maciez e suculência - peso 10;
III. Sabor e aroma: peso 10;
|V. garrão estourado: peso 10;
Na Gourmet
-
Apresentação e cor - Peso 10;
-
Textura maciez e suculência - peso 10;
-
Sabor e aroma: peso 10;
-
V. garrão estourado 10;
-
Molho ou guarnição - peso 10.
Preparativos para os jurados
Cordeiro: deve ser apresentada uma peça única para avaliação dos juízes que compõem a mesa.
Pontuação
Os juízes usarão a seguinte regra de pontuação no julgamento:
I. Nota 0 - A paleta é desclassificada e deve ser levada ao Juiz Principal;
II. Pontuação1 – Não Comestível – prato inteiro;
III. Escore 2 – Queimado ou cru – Prefiro não provar;
IV. Pontuação 3: Parece que foi superaquecido ou tem partes cruas;
V. Pontuação 4 - Seco ou tem partes cruas, mas pode ser servido;
VI. Pontuação 5 - Aceitável;
VII. Pontuação 6 - Bom - Comestível, mas nada excepcional;
VIII. Nota 7 – Muito Bom – Um bom churrasco;
Adequstema de captura de nota pelo BI que está sendo desenvolvido
IX. Nota 8 - Excelente - gostaria de comer um pouco mais;
X. Pontuação 9 - Magnífico - Perfeito como deve ser;
XI. Pontuação 10 - Excelente. Digno dos melhores banquetes. perfeito e incrível
Premiação
Categorias Raíz e Gourmet:
As equipes receberão uma moto DR 160 da SUN MOTORS:
1º. Lugar: o campeão receberá a moto